
Às vésperas do início do prazo para a declaração do Imposto de Renda, é importante já estar preparado para o envio das informações, pois quanto antes declarar, mais rápido você poderá receber sua restituição, caso tenha direito a ela. Além disso, as chances de prejuízos futuros diminuem muito em relação a quem deixa para a última hora e faz tudo às pressas.
O processo é burocrático, mas com o e-CPF (versão online da Certidão de Pessoa Física), tudo ficar mais simples e rápido. Com ele, você tem acesso a facilidades exclusivas, como:
1. Declaração pré-preenchida
Com a declaração pré-preenchida, você só precisa conferir os dados informados pela Receita e, se necessário, fazer o acréscimo e/ou correção das informações, minimizando as chances de erros.
2. Declaração online
Quem tem Certificado Digital também pode usar a modalidade da declaração online, preenchida diretamente na nuvem. Sem dúvida, essa é uma enorme praticidade, pois você pode finalizar a declaração em qualquer lugar e a qualquer hora.
3. Cópias das declarações anteriores
Com o Certificado Digital também é possível consultar as cinco últimas declarações. Já os contribuintes que não possuem CPF Digital só podem consultar a declaração do último ano.
4. Retificação on-line da declaração
Essa modalidade de retificação permite a alteração de alguns dados da declaração diretamente no site do e-CAC, sem a utilização de programas da Receita. Basta que você se identifique através do Certificado Digital.
Adquira o seu e-CPF e tenha acesso a esta e muitas outras facilidades que transformam atividades burocráticas em soluções simples e práticas. Se você já tem o seu, certifique-se que ele esteja dentro do prazo de validade.
Os Certificados Digitais facilitam as entregas fiscais e contábeis junto à Receita Federal com toda a segurança. E podem ser adquiridos através de uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil, como a Autentic Certificadora.
Fonte: Novva Comunicação