Buscar

Certificados Digitais: saiba escolher o melhor para sua empresa


Com a popularização dos serviços pela internet, nossa vida está cada vez mais digital. Felizmente, os processos burocráticos acompanham essa tendência, tornando-se a cada dia mais práticos. Para aproveitar as vantagens da digitalização, você precisa saber como comprar um certificado digital.


O Certificado Digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada pela internet torne-se segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar seus certificados, comprovando as suas informações. Por meio dele, o usuário tem a opção de utilizar a assinatura digital, permitindo a troca de documentos, com autenticidade, sigilo e integridade de conteúdo. Assim, os documentos eletrônicos, para possuir reconhecimento legal, não precisam ser convertidos em papel e assinados.


Todas as versões do Certificado Digital são invioláveis e não pode ser adulterados. Mas, entre eles: A1, A3, e-CPF, e-CNPJ e NF-e, existem algumas diferenças.

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF, e garante a autenticidade das transações eletrônicas de pessoas físicas. Com ele é possível assinar contratos, criar procurações eletrônicas e ter acesso eletrônico ao site da Receita Federal. Ele pode ser emitido e armazenado nos formatos A1 e A3.


O e-CNPJ é a versão em formato eletrônico do CNPJ e garante a integridade e a autenticidade das transações de pessoas jurídicas. Com o e-CNPJ, a empresa pode elaborar procurações e ter acesso ampliado no site da Receita Federal. Assim como o e-CPF, o certificado e-CNPJ também pode ser emitido e armazenado nos formatos A1 e A3.


O certificado digital NF-e foi criado para emissão segura da Nota Fiscal Eletrônica. Ele possibilita a garantia dos dados emitidos e permite o acompanhamento em tempo real das NFes emitidas. O certificado NF-e também pode ser emitido e armazenado nos formatos A1 ou A3.


Os tipos de Certificado Digital são A1 e A3. Os certificados A3 vem como um dispositivo físico, tanto no formato de um cartão inteligente (que depende de uma leitora) ou de um token (que parece um pendrive). A desvantagem deste tipo de certificado é que ele pode ser somente utilizado em um computador e um programa por vez. Além disso, toda vez que um certificado A3 é usado, é necessária a digitação da senha dele. Se você errar a senha acima do limite ele pode ser bloqueado e inutilizado, de forma que você precise adquirir um novo certificado. O A1 é um arquivo eletrônico e, portanto, não necessita de tokens ou smartcards para ser transportado. A vantagem do A1 é que pode ser instalado simultaneamente em diversos computadores e programas, direto no sistema operacional.


Fonte: Novva Comunicação