Buscar

Mais de 2,5 milhões de empresas já aderiram ao eSocial


Mais de 2,5 milhões de empresas já realizaram seus cadastros no eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), criado para facilitar a administração de informações entre empresa e governo relativas aos trabalhadores, por meio do Certificado Digital, a ferramenta que possibilita o acesso ao sistema.


São mais de 11 milhões de trabalhadores já cadastrados, o que equivale a aproximadamente 25% do total esperado. Isso porque a implantação está ocorrendo em etapas, de acordo com o porte das empresas, com objetivo de permitir os ajustes necessários nos processos e sistemas internos das empresas, além de aperfeiçoamentos pontuais na nova plataforma.


A primeira etapa envolveu grandes empresas, que faturam mais de R$ 78 milhões por ano. A partir de julho, todas as demais empresas privadas também passaram a se cadastrar no sistema, obrigatoriamente.


A expectativa é de que até o final do próximo ano, todos os empregadores e trabalhadores da iniciativa privada estejam inseridos no eSocial. Com ele, as empresas terão um ganho de produtividade e redução de processos de forma segura, com o Certificado Digital. Em uma única declaração vão constar todas as informações referentes às relações trabalhistas.


Fonte: Novva Comunicação