
Mais de 2,5 milhões de empresas já realizaram seus cadastros no eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), criado para facilitar a administração de informações entre empresa e governo relativas aos trabalhadores, por meio do Certificado Digital, a ferramenta que possibilita o acesso ao sistema.
São mais de 11 milhões de trabalhadores já cadastrados, o que equivale a aproximadamente 25% do total esperado. Isso porque a implantação está ocorrendo em etapas, de acordo com o porte das empresas, com objetivo de permitir os ajustes necessários nos processos e sistemas internos das empresas, além de aperfeiçoamentos pontuais na nova plataforma.
A primeira etapa envolveu grandes empresas, que faturam mais de R$ 78 milhões por ano. A partir de julho, todas as demais empresas privadas também passaram a se cadastrar no sistema, obrigatoriamente.
A expectativa é de que até o final do próximo ano, todos os empregadores e trabalhadores da iniciativa privada estejam inseridos no eSocial. Com ele, as empresas terão um ganho de produtividade e redução de processos de forma segura, com o Certificado Digital. Em uma única declaração vão constar todas as informações referentes às relações trabalhistas.
Fonte: Novva Comunicação